Alarmes e monitorização de Servidores

É o responsável por um grande website? Só toma conhecimento que o seu
webiste está em baixo quando recebe telefonemas dos seus clientes?

 

Estamos habituados a olhar para a saúde dos nossos servidores através de um terminal SSH ou na melhor das hipóteses, através de um e-mail notificando-nos que algo de errado se passa.
Quando as notificações desses erros passam a ser visualizadas em algo mais físico e que dispensa o uso de um computador/tablet/s martphone é que já é menos comum.

 

Como gostava de ver esta situação tornada realidade (proof of concept), adquiri um módulo Ethernet para o meu Arduino e parti para a pesquisa na NET sobre como o fazer.

 

O objectivo seria algo tão simples como: Ligar um LED vermelho se algo (a definir) acontecesse no servidor público da empresa. Deste modo queria que o Arduino se ligasse ao servidor da empresa através de um pedido HTTP a todos os X minutos e analisar o conteúdo da resposta. Se a condição for verdadeira, acende LED vermelho, se for falsa, deixa o LED vermelho apagado.

 

A condição aqui a verificar poderá ser qualquer coisa que desejarem. A partir do momento em que estamos na posse de um servidor Linux (ou outro), podemos fazer um script PHP para “alertar” de tudo o que se possa imaginar. Desde um LOGIN efectuado pelo exterior, desde o estado de um serviço, desde a monitorização do espaço em disco… tudo o que se possa desejar. O que importa para este caso é que o ficheiro PHP irá retornar uma resposta de “?led=on” ou “?led=off”.

 

Após essa programação ligamos o Arduino à rede e temos uma monitorização em tempo real através das indicações dos LED’s.

Programaram-se 2 leds com as seguintes características:

 

LED Vermelho: Pisca 2 vezes – Não consegue estabelecer ligação
LED Vermelho: Permanentemente ligado – CONDIÇÃO NO SERVIDOR VERDADEIRA
LED Verde: Pisca 1 vez – Ligação Estabelecida (controlo de que tudo está ok)

 

É  óbvio que esta situação pode ser abrangida a uma enorme variedade de situações na sua empresa, na forma como trabalham, como organizam o vosso trabalho e percebendo quais são as prioridades/erros que devem ser evitadas para se conseguir um controlo ainda maior da qualidade do seu trabalho.

Ok, a partir de agora, já poderei estar um pouco mais relaxado enquanto “vejo TV” e o led vermelho se encontra apagado.