Interruptor capacitivo para Divisórias de vidro

Uma ideia tornada realidade

Já por diversas vezes se falou um pouco deste assunto aqui e aqui pela voz do colega Carlos Martins mas nunca vindo de mim – o próprio criador.
Trabalho como sysadmin numa empresa de Divisórias, Tectos Falsos, Decoração de Interiores e Soluções de Acústica em Leiria. As redes informáticas, servidores Linux, BSOD’s, RJ45, make e make install sempre fizeram parte da minha carreira profissional e deverão ser sempre a chave da minha subsistência.
Mas, como sempre fui um pouco “inventor” desde criança, e dado o meu envolvimento indirecto com os produtos comercializados/construídos pela empresa onde trabalho, algo me surgiu na cabeça ao ver determinadas atitudes para resolver o seguinte problema:

Como colocar interruptores eléctricos nas divisórias/espaços somente de vidro?

 

A moda hoje em dia são os escritórios em vidro. Transparentes e luminosos, conseguem juntar ao open space um pouco mais de privacidade.
A questão anterior teve resposta imediata quando foi inicialmente colocada a mim mesmo. Se há tecnologia capacitiva para ligar/desligar um candeeiro, poderemos de certeza transportar esta tecnologia para um nível superior.
Antes de avançar para o que quer que fosse, corri a internet toda, electricistas, casas da especialidade à procura de soluções já concebidas que se adaptassem a este problema e que nos fornecessem já a papinha toda feita. O resultado foi negativo.
A primeira coisa que fiz foi encomendar na Amazon um candeeiro de toque. Enquanto este chegava e não chegava, desmontei uns tantos teclados de computadores velhos à procura da película.
Depois foi fazer umas ligações para, passo-a-passo ver se a coisa funcionava ou não.

Tocava na película e ligava/desligava o candeeiro. Estava no bom caminho.

 

A partir daí terei de agradecer à empresa onde trabalho (Castelhano & Ferreira) por apoiarem o projecto e corrermos à procura de fornecedores que conseguissem levar esta ideia ao fim.
Através da mailing list do PlanetGeek (obrigado Edgar Durão) consegui obter um contacto de uma empresa de electrónica em Portugal que pudesse desenhar e fabricar a componente electrónica. Foi um sucesso. Disseram imediatamente que seria algo exequível. Após alguns meses de testes, conseguimos finalmente chegar a um produto electrónico altamente estável e com o comportamento desejado. Um toque liga – outro toque desliga.

 

Ainda fica a faltar a película – que servirá de interface e montra do produto… Procurei, e procurei… em Portugal, na Europa, mas só mesmo do outro lado do mundo consegui encontrar um fornecedor. Foi desenhada por nós um modelo e encomendadas várias peças para a realização de testes.
Depois de praticamente um ano de testes, lançamos assim para o mercado, esta semana, este novo produto, inovador e podemos mesmo dizer: único no mundo – TOQ

Fiz aqui um micro site para o produto, visitem: http://toq.castelhano-ferreira.pt

Portanto, se tiverem escritórios e gostarem do vidro como divisória, irão adorar este toque de tecnologia para dar luz ao vosso trabalho.

 

Termino com o vídeo de apresentação produzido igualmente por mim:

 

 

vidro interruptor transparente invisivel toque tocar dedo finger hand glass switch transparent touch capacitivo capacitiv

Interruptor Capacitivo para vidro

vidro interruptor transparente invisivel toque tocar dedo finger hand glass switch transparent touch capacitivo capacitiv

Interruptor Capacitivo para vidro

Comments are closed.